terça-feira, 10 de maio de 2011

TECNOLOGIA, PROJETO E CURRÍCULO

O que é currículo?  
È uma proposta de trabalho com uma visão ampla e  integradora entre o educando e o conhecimento visando uma estrutura organizada, sistematizada socialmente, englobando estudos sistematizados sobre conceber, gerir e avaliar os processos de ensino de aprendizagem.
 No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional”.  Dessa forma, é estruturada e  planejada no início do ano, e é  estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, sendo rigorosamente obedecida, no plano curricular.
 Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Hoje são muito importante as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra e  potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula, redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos, transformando a sala de aula em um espaço que enfatiza a construção e a reconstrução de conhecimentos por meio de interações e de reflexões e que contribui na formação de cidadãos conscientes e participantes, contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que sejam capazes de aprender ao longo da vida. Portanto têm em nossa disposição vários softwares e sites educativos que nos possibilita um acesso fácil adequado ao conhecimento de aprendizagem atualizado, dinâmico, interativo, oferecendo ao educando uma navegação curiosa proporcionando criatividade e espaços de opiniões.
 Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Ao analisar o texto concluo que a integração entre tecnologias e currículo é responsabilidade do professor. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo. Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal,sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados

 Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
É aí que entra o diferencial que só pode ser elaborado e executado pelo professor, seguindo os planos educacionais básicos pré-estabelecidos em lei. O mestre é que fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir, inerente ao ser humano. Neste caso, é preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo, que incluam o uso das tecnologias de informação e de comunicação, de forma que possam agregar a técnica à produção e difusão do conhecimento.
As atitudes e o encaminhamento pedagógico do professor no sentido de desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização da parte dele e familiarização com as tecnologias, para que então ele possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas.


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